Início > Idéias > A velha história da bala de prata… Continue pensando!

A velha história da bala de prata… Continue pensando!


Tenho estudado bastante nos últimos anos e procuro estar alinhado com os assuntos que mais me interessam. Isso envolve gerenciamento de projetos, desenvolvimento, modelagem, liderança e outras coisas.

Para isso tenho livros, revistas, artigos e principalmente blogs e listas de discussões. Atualmente, tenho acompanhado algumas como scrum-brasil, Visão Ágil, XPRio, domain-driven desig, dotNetArchitects, RioJug e Kanban-dev. Claro que não consigo acompanhar e participar ativamente de todas, mas tenho conseguido retirar bastante aprendizado interessante destes meios de comunicação da era digital.

Porém, uma coisa que tem sido recursiva e tem ficado bastante chata é a constante busca pela(o) metogologia/arquitetura/linguagem/framework/batida(rs) perfeita(o). Nestas discussões, inclusive, alguns ativamente atacam outros impondo suas idéias com os mais variados argumentos, ignorando que “cada caso é um caso, salvo alguns casos”.

IMHO, não adianta ficar falando que uma coisa é melhor que a outra ou querer implantar determinada metologia, framework, práticas, etc em todos os projetos como se fosse uma receita de bolo.

Se houvesse uma metodologia perfeita que pudesse ser aplicada como receita para o sucesso, não existiriam tantas outras…

Na minha visão, temos que conhecer (mas conhecer mesmo, não só ler superficialmente e já sair falando como se fosse expert) e identificar o que pode trazer vantagens dada a necessidade, retirarando da caixa de ferramentas as ferramentas que resolvem o problema da melhor maneira.

Já estudei sobre o PMBoK, trabalhei com Rup e hoje estou com Scrum tendendo a seguir com uma abordagem mais Kanban-dev. Se precisar voltar ao Rup (nada de waterfall aqui, ok?), voltarei sem problemas.

Enquanto ficarmos querendo usar a mesma solução para todos os problemas, daremos oportunidade para mais outras centenas de pessoas escreverem artigos, posts, etc com o famoso título “XPTO não é bala de prata!” (seja XPTO CMMI; PMBoK, Scrum, Agile, Crystal, FDD; TDD, BDD, ATDD; Java, dotNet, Ruby e outros milhares de acrônimos e palavrinhas que as vezes nem são mutuamente comparáveis).

Minha opinião é que não devemos parar de PENSAR! Keep Thinking!

Enfim, só um desabafo e vida que segue🙂

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: